quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Grupo Arte Jovem de Cubatão se destaca na Argentina

  Bons ventos sopram para os bailarinos de Cubatão. São diversos grupos de dança da Cidade que conseguem vitórias em festivais e competições nacionais e internacionais. Desta vez, a comemoração é do Grupo Arte Jovem (que faz parte do Projeto Jovens em Ação realizado na Vila Natal): a equipe obteve vitórias incríveis no XVI Festival de Dança do Mercosul (Danzas del Mercosur), que aconteceu em Missiones, na Argentina, agora em setembro.
Os 17 jovens que participam do grupo tem entre 11 e 16 anos e viajaram para terras argentinas levando na bagagem cinco coreografias, conseguindo classificação em todas e garantindo a indicação para competir em outros festivais de dança, também fora do Brasil. “Ficamos muito felizes em participar desse Festival levando a nossa arte para fora do Brasil. Ter vencido é maravilhoso, e ser convidado para participar de outros torneios sulamericanos é melhor ainda”, afirmou Tatiana Carvalho, coreógrafa do Grupo Arte Jovem.
Os jovens foram convidados a participar do Festival de Danzas del Mercosur. Destaque para as montagens “O auto da compadecida” e “Grease” que ficaram, respectivamente, com o 1º lugar em duas categorias: Estilo Livre Adulto e Estilo Livre Jovem. As apresentações vão fazer parte do XXVI Festival Interamericano de Danzas, no mês de outubro, na Argentina.
Outra conquista foi com a coreografia “O grande festejo” que abarcou o 1º lugar no estilo Folclore Mundial e foi indicada a participar do Torneo Sulamericano Fitness Group, em dezembro, também na Argentina, sendo este um dos mais importantes festivais de dança sulamericanos, reunindo grupos amadores e profissionais de vários países. As outras apresentações classificadas foram: “El Mambo”, conseguindo o 3º lugar na categoria jazz e “Batucada”, 2ª colocação no estilo Contemporâneo.
A Cia nasceu em 2006, dentro do Projeto Jovens em Ação. Apesar de funcionar na sede da Sociedade São Vicente de Paulo, o polo cultural atende adolescentes também da Vila Esperança, Vale verde, Sítio Novo e Vila Caíque. A ideia do projeto é oferecer atividades complementares à escola formal, visando capacitação, conhecimento da arte e a valorização da autoestima dessa meninada. Nos grupos de danças são oferecidas aulas de balé clássico, jazz, dança de rua, contemporânea e criativa. O próximo passo para a equipe é divulgar o trabalho em escolas da rede pública de Cubatão e buscar patrocínio para que viaje ainda mais, competindo Brasil afora.
Um trabalho esculpido com carinho durante todos esses anos pela diretora e coreógrafa do grupo, Tatiana de Carvalho. A bailarina faz parte da Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão, um dos grupos mais atuantes e premiados da Baixada Santista. Tatiana ingressou no mundo da dança aos 8 anos de idade. Ela se formou em Balé Clássico pela Escola Técnica de Música e Dança "Ivanildo Rebouças da Silva". É educadora física pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e Dança e Consciência Corporal pela FMU. Tatiana já trabalhou com várias personalidades da dança como Jhean Alex (Grupo Raça Cia de Dança), Gláucia Lacerda, Zeca Rodrigues, Lúcia Moledo, Marcelo Rocha, Marcio Ronguette. Atualmente, também, integra o grupo teatral Sabe, de Cubatão.

(Fonte: PMC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário