sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Alunas de Hotelaria são formadas pela Fábrica da Comunidade e Instituto Raízes

Nesta última sexta-feira (3), 42 formandas de Hotelaria receberam seus certificados de conclusão de curso, atividade esta que é desenvolvida em parceria da Fábrica da Comunidade com o Instituto Raízes e pertencente ao Programa Oportunidades no Setor Turístico. 
Em cerimônia realizada no Bloco Cultural do Paço Municipal, Rubens Souza - presidente do Instituto Raízes - falou em discurso enaltecendo a força de vontade das alunas à chegarem até o fim dessa etapa de suas vidas: “Esta turma ficará na história, não apenas por ser toda formada por mulheres, como pelas dificuldades enfrentadas e vencidas pelas alunas”.
“Que seja esta a primeira formatura, de muitos cursos que virão pela frente”, disse Raquel Peralta, chefe da Divisão de Capacitação e Educação Social “Fábrica da Comunidade”, que falou em nome da Secretaria de Cultura do Município, enquanto a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Karina Cruz Gonçalves, lembrou ser a quinta formatura de que participou como secretária municipal, fato que mostra que “Cubatão está investindo em sua juventude. Fui jovem em Cubatão e não tive as oportunidades que vocês têm. Portanto, abracem, agarrem essas oportunidades agora”. Karina completou, agradecendo ao Instituto Raízes por essa parceria.
Momento da entrega do certificado em Hotelaria.
Souza ainda explicou que, em todo o Brasil, já são 9.300 alunos formados, principalmente em áreas de periferia, nos nove anos de atuação do Instituto Raízes. Agora mesmo, são 240 jovens, em Brasília, em Ferraz de Vasconcelos, em Guarulhos, Cubatão, e a turma cubatense chamou a atenção no Ministério do Turismo, por ser formada exclusivamente por mulheres. Como foi então explicado, a cidade enfrenta um alto índice de exclusão feminina do mercado de trabalho, e a prefeita Marcia Rosa vem buscando reverter essa condição.
A outra razão para que esta turma se destacasse foi a série de dificuldades enfrentadas pelos alunos, como inundações, dengue e outros problemas, ainda assim obtendo expressivos resultados: 11 alunas participarão de estágio remunerado por um ano no Instituto Raízes, quatro já trabalham com carteira profissional assinada e pelo menos 20 participam de processos seletivos.
Participaram da mesa solene, além dos oradores da noite, também um representante do corpo docente, o professor Paulo Vicente da Silva, e a representante do corpo discente, a aluna Suzamaia da Silva Santos Farias, estando presente também o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Wolmar de Oliveira.

(Crédito/Foto: Rodrigo Fernandes/PMC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário