quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cubatão investe na qualificação profissional no Turismo

 Patrocinado pelo Ministério do Turismo, com apoio da Prefeitura de Cubatão, 50 jovens de 16 a 24 anos - moradores de diversos bairros da Cidade - estão tendo a oportunidade de possuírem qualificação profissional na área do turismo, uma das que mais cresce no país. 
A Prefeitura criou a Secretaria de Turismo, implantou o Conselho Municipal de Turismo, oficinas de capacitação de mão-de–obra e o Curso de Inclusão Social com Capacitação Profissional oferecido pela ASPPE, Associação Santista de Pesquisa, Prevenção e Educação. 
 As oficinas de Monitor de Turismo e Capacitação de Garçom e Garçonete começaram em junho e os estudantes iniciam na semana que vem uma fase importante: o módulo de Especialização, onde irão aplicar, na prática, tudo o que absorveram nesses meses, apenas na teoria. No curso de Monitor de Turismo, por exemplo, os jovens aprenderão técnicas do Turismo Receptivo, como orientação aos turistas, monitoria em pontos de visitação, repasse de informação para turistas e moradores da cidade. Os participantes farão visitas aos pontos turísticos de Cubatão, recebendo informações sobre a história e curiosidades desses locais (Monumentos do Caminho do Mar, Parque Itutinga-Pilões, entre outros).
 Já no curso de Capacitação para Garçom e Garçonete, os alunos visitarão bares, restaurantes e buffets onde participarão de workshops sobre atendimento ao turista, conhecimento do cardápio, organização e agilidade. No término do curso, pretendem apresentar uma peça de teatro falando sobre os desafios do Turismo na cidade, atividade que partiu dos próprios jovens, e que deve acontecer no mês de outubro, em data a ser definida ainda.
 Os cursos acontecem no projeto Guarujá Vermelho e na Fábrica da Comunidade. Os professores são do SENAC, escola de formação técnica reconhecida em todo o Brasil. Os estudantes recebem vale-transporte, lanche, mochila, uniforme e contam com acompanhamento psicológico durante o período de aulas. O curso contempla adolescentes e adultos de baixa renda, que vivem em áreas de vulnerabilidade social de Cubatão.



(Fonte:PMC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário