sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Aprenda Muay Thai e Boxe no Centro Social e Urbano



"De quê adianta formar o atleta sem formar um bom cidadão antes?". Com esta pergunta, Albino Moreno, pertencente à equipe Team Master, resume a maneira como entende e transmite o Muay Thai aos seu alunos. 
Moreno é cubatense e pratica a arte marcial desde 1997, quando foi aluno do mestre Jarbas. Hoje, também é professor e possui mais de 30 alunos com aulas no Centro Social Urbano (CSU) sempre às segundas e sextas-feiras das 18h30 às 19h30 e às quartas-feiras das 19 às 21 horas.
Moreno conta ainda que, desenvolve esse trabalho desde 2008 com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes (SEMES) - cedendo o espaço para os treinamentos - e que não apenas a arte marcial tailandeza è ensinada lá, mas o Boxe também já que,  na última sexta-feira (27) se associou também à Federal Paulista de Boxe: "É para qualquer interessado, desde crianças à partir dos 7 anos de idade até a terceira idade, tanto para o Muay Thai, como pro Boxe". Para quem estranhou e se pergunta como as duas "lutas" podem dividir o mesmo espaço, explicou que  "não temos um espaço para desenvolver o Boxe, nem horário vago. Portanto, decidimos dividar a aula de Muay Thai. Os interessado em uma delas, fará apenas aquela modalidade".
"Galera" da Team Master posando para a foto.
  Mesmo tudo tendo começado hà pouco tempo (em 2008), há a intenção de selecionar atletas para competições e ele crê que até o fim deste ano seja possível que pelo menos cinco deles estejam aptos para isso uma vez que o número de interessados em praticar os dois esportes é grande (são cerca de 60 cadastrados no total).
"Além do Muay Thai, sou massoterapeuta e técnico de enfermagem, portanto, sei a dificuldade de cada pessoa. Se ela tem um grau de patologia um pouco maior, a gente vê o nível de aula a ser administrada à ela", revelou e continou contando que o cuidado com o atleta vai "além do ringue". Disse que há um contato direto com os pais das crianças para se saber o rendimento escolar delas e "tudo tem que concidir. Se ela estiver bem na escolar, estará indo bem no Muay Thai. Não estando bem, conversaremos e veremos onde pode ser melhorado". Outro ponto destacado foi um acordo recém firmado com uma professora de nutrição da UNIP (Universidade Paulista, onde Moreno também é docente) e também disponibilizar aulas de primeiros socorros, tudo direcionado aos atletas. Esta última, será possível porque, durante os meses de outubro e novembro próximos, o professor irá à São Paulo se formar em Resgatista.
"Fora o apoio da SEMES nos cedendo espaço para os treinamentos, não possuímos nenhum apoio. Infelizmente, o esporte em Cubatão ainda é precário e se houvesse um campeonato hoje, teria que tirar do meu bolso para levar meus alunos. Cerca de 15 dias atrás, a Companhia Municipal de Trânsito (CMT) nos forneceu transporte para um evento que participamos no bairro do Jóquei Clube, em São Vicente. E tem sido assim. Gostaria de agradecer ao meu mestre Márcio Calabrese (da Team Master de São Paulo), à Federal Paulista de Boxe que agora somo afiliados, à SEMES e a todos os atletas que acreditam no nosso trabalho porque, sem eles, não haveriam professores. Quanto mais apoio tivermos, melhor será para desenvolver o esporte", concluiu.
Aos interessados, podem entrar em contato com o próprio professor no telefone 9745-1869 ou se dirigir ao local onde são realizados os treinos e nos dias que eles acontecem. O CSU fica na Rua Salgado Filho, 249, no Centro.  

(Crédito/Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário