segunda-feira, 4 de abril de 2011

São Paulo registra primeiro caso de dengue tipo 4

Caso foi registrado na cidade de São José do Rio Preto; paciente está curada

O estado de São Paulo registrou, pela primeira vez, um caso de dengue tipo 4. A informação foi confirmada nesta segunda-feira pela Secretaria de Saúde do estado. Até hoje, São Paulo havia registrado apenas a circulação dos vírus do tipo 1, 2 e 3.
De acordo com o governo, o vírus do tipo 4 foi detectado em uma moradora do município de São José do Rio Preto, no interior do estado. A paciente jáestá curada. As amostras de sangue da mulher foram analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz e tiveram resultado positivo para a doença, em exames de prova e contraprova. A Secretaria da Saúde passará orientar os serviços de vigilância epidemiológica dos municípios para que estejam atentos a possíveis novos casos suspeitos de dengue do tipo 4. Com o novo tipo de vírus em circulação, um maior número de pessoas poderá desenvolver a doença, já que a população não está imune ao tipo 4 - ou seja, mesmo quem já contraiu as outras formas do vírus pode ser infectado pela nova forma da dengue. Apesar da notícia, a circulação do novo vírus não altera a rotina do trabalho, segundo a Secretaria. O controle de vetores, como o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e o manejo clínico de casos suspeitos de dengue nos serviços de saúde permanecem inalterados.
A Secretaria alertou ainda que os sintomas da dengue são os mesmos para os quatro tipos de vírus: febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos.
Aqueles que apresentarem esses sintomas devem hidratar-se e evitar o uso de remédios sem prescrição médica. É necessária a busca por orientação de um especialista na Unidade Básica de Saúde.
 
(Fonte: Veja Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário