quarta-feira, 20 de abril de 2011

49% das famílias consumiram ovos de Páscoa em 2010, diz pesquisa

Em 2009, penetração nos lares brasileiros ficou em 38,3%, segundo Nielsen. Quantidade média consumida por família manteve-se em 700 gramas.

O percentual de famílias que consumiram ovos de Páscoa subiu de 38,3% para 49,6% entre 2010 e o ano anterior, segundo pesquisa da Nielsen. A maior penetração foi registrada nas classes A e B (58,8%), seguidas pela classe C (51,6%) e pelas C e D (41,9%).
O instituto de pesquisas entrevistou cerca de 9 mil domicílios em 16 estados do país, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Embora metade da população do país ainda não tenha o hábito de consumir ovos de Páscoa, o levantamento mostra que mais brasileiros passaram a comprar o produto. “O aumento do poder de compra do brasileiro e a situação econômica mais favorável permitiram que mais domicílios passassem a comprar, o que não significa que as famílias estejam consumindo mais ovos”, afirma Cláudio Czarnobai, analista de mercado da Nielsen.
Segundo dados da pesquisa, a quantidade média de ovos de chocolate consumido pelas famílias na Páscoa ficou em 700 gramas no ano passado, mesmo volume registrado no ano anterior.
“O consumo de chocolates no Brasil é ainda muito baixo, ainda há um grande espaço de penetração. O problema é que os ovos ainda são caros, o que faz com que muitas famílias comprem outros produtos no lugar de ovos”, avalia Czarnobai. Pelos dados Nielsen, as vendas de bombons sortidos cresceram 81% em 2010 durante o período de Páscoa.
A pesquisa aponta ainda que em 2010 o faturamento do varejo com as vendas de ovos teve alta de 5,6%, somando R$ 777 milhões. O destaque ficou com os ovos com brinquedos, cujas vendas cresceram 6,7%. Em relação ao tamanho, o tipo de ovo mais vendido foi o com peso entre 400g e 500g, com crescimento de 20%.
O Instituto Nielsen prevê para 2011 um novo crescimento no percentual de famílias que consumirão o produto. “As perspectivas são boas tanto em termos de aumento de volume como de penetração”, diz o analista.

O brasileiro "danado" por chocolate. O percentual de consumo de ovos de Páscoa subiu de 38,3% para 49,6% entre 2010 e o ano anterior. (Crédito: Divulgação)
(Fonte: G1)

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