quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cubatão reforça prevenção à leptospirose

Ocorrência de enchentes motiva orientação

As constantes chuvas e a ocorrência recente de enchentes e de desabrigamentos nas áreas de Pilões e Água Fria, em Cubatão, motivaram a Secretaria Municipal de Saúde a reforçar um trabalho de orientação sobre a leptospirose. Doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira, a leptospirose torna-se um risco à saúde pública em caso de inundações, quando a urina dos roedores, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes.
Os sintomas mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe, inclusive. Febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata da perna), podendo ocorrer também icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas), secreção nos olhos e sinais de hemorragia. Nas formas mais graves são necessários cuidados especiais, inclusive internação hospitalar, pois a doença pode ser fatal.
Procurar atendimento - Se esses sintomas aparecerem, alguns dias depois do morador ter tido contato com as águas de enchente ou esgoto, a orientação é que procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. O contato com água ou lama de enchente deve ser relatado ao médico. Somente ele é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença, que é curável e cujo diagnóstico e tratamento precoces são a melhor solução. Quanto à prevenção, é medida fundamental evitar o aumento da população de ratos. Alimentos devem estar bem embalados e guardados e o lixo doméstico tem de ser descartado da maneira adequada. Na cidade foram confirmados 4 casos da doença este ano e há outros 4 suspeitos aguardando resultado.

(Fonte: SMS/Cubatão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário