quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Programa Letra e Vida forma mais 35 professoras

A 5ª turma do Programa Letra e Vida, em Cubatão, recebe na noite desta quinta-feira, dia 25, na sede do Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC), o certificado de conclusão de curso. Voltado a professores alfabetizadores, este ano entre os 35 cursistas estão ainda professores de Educação Infantil, de Artes e também de Desenvolvimento Inicial; coordenadores pedagógicos; assistentes de direção e diretores de escola.
 Ministrado pelas professoras Mariângela Pires Bernardes de Castro e Renata Rodrigues Soares, o Programa Letra e Vida já formou nos últimos cinco anos 285 profissionais da rede municipal. “Embora seja voltado àqueles que atuam diretamente na alfabetização das crianças, o curso também é oferecido a professores e gestores de todos os níveis de ensino”, explica Renata Soares. Segundo ela, a partir da formação dos alfabetizadores o trabalho de leitura nas escolas tem se intensificado.
 Relatos dos professores cursistas demonstram a importância do trabalho realizado pelas professoras Renata e Mariângela para suas práticas pedagógicas. “Passei a observar o mundo da escrita e da leitura das crianças de maneira rica e abrangente, aumentando assim, o meu conhecimento pedagógico e, hoje, com certeza o meu letramento está mais completo”, elogia a educadora Luciana Lacerda.
 Segundo Mariângela Pires, o curso é composto por 180 horas presenciais, ministradas ao longo do ano letivo. “Constatamos que o Letra e Vida tem modificado o trabalho de leitura desde a creche, proporcionando resultados significativos nos anos posteriores”, explica. Um exemplo disso é o depoimento da professora Rosângela Lopes Castelo, que diz: “Os alunos que vieram da creche conheciam mais histórias do que os outros. Falaram até de versões diferentes. Ponto positivo para o trabalho de nossas colegas”, escreveu em sua avaliação do curso.

(Fonte: PMC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário