quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Plano de Atenção à Educação (PAE) completou um ano nesta quarta-feira, dia 17, com melhorias na rede


Há um ano atrás, no dia 17 de novembro de 2009, o Governo Municipal lançava o Plano de Atenção à Educação (PAE), que instituiu diretrizes para a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e voltou todas as atenções da Administração para a rede escolar. Numa manhã nublada, educadores e pais conheceram o conteúdo do Plano, nas dependências da UME Padre José de Anchieta, uma das escolas que apresentavam graves problemas estruturais e também uma das primeiras a receber melhorias.
 “O quadro naquela época era de escolas deterioradas, sem manutenção, com grandes problemas de estrutura e conservação. Hoje, podemos comemorar neste primeiro aniversário a cara nova de nossas unidades escolares e muitos outros avanços na área da Educação”, garante o secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio.
 Segundo ele, os avanços já são sentidos pelos professores e estudantes das escolas municipais. Entre eles, Fábio Inácio aponta a reforma de 14 unidades educacionais, que estão recebendo novo visual na fachada, passando a ter sua estrutura voltada à acessibilidade dos alunos em inclusão, com a instalação de rampas e elevadores hidráulicos nas escolas com mais de um pavimento. Além disso, serão instalados aparelhos de ar-condicionado para a climatização das salas de aula. “Estamos transformando o ambiente escolar, tornando-o mais agradável. Nossas escolas agora estão mais abertas e arejadas, após a substituição dos muros altos por gradis. Com isso a comunidade se aproxima da escola e vice-versa”, explica.
 Outro fator apontado pelo secretário é a introdução da tecnologia na sala de aula. Recentemente, todos os educadores da rede municipal receberam notebooks para utilização na preparação de aulas, planejamento e pesquisa. Além disso, três escolas de 1º a 5º ano ganharam notebooks para serem utilizados pelos alunos em sala de aula. “São avanços significativos que nos próximos anos serão estendidos a todos os cerca de 22 mil estudantes da rede municipal, tornando a aula mais ágil e atraente para essa nova geração de estudantes que já nasceu na era digital”, destaca.
 Diretrizes - Todas as ações do PAE seguem quatro diretrizes que  norteiam o trabalho da Seduc para garantir a qualidade do ensino para todos. São elas: Acesso e permanência com Sucesso na Aprendizagem; Gestão Democrática; Valorização dos Profissionais da Educação, e Eficiência Administrativa. “Estamos cumprindo estas diretrizes porque acreditamos que a Educação de qualidade é um direito de todos e que o Poder Público deve garantir isso desde a creche até os anos finais do Ensino Fundamental”, disse Fábio Inácio, lembrando que está em discussão uma ampla reforma curricular para a rede municipal.
 O secretário aponta a Bolsa Educação Infantil, criada a partir do PAE, como imprescindível na abertura de novas vagas para crianças em creches e pré-escolas. “Com ela, pudemos diminuir o déficit de vagas na faixa etária de zero a 5 anos, quase dobrando o atendimento e garantindo o acesso à escola a um maior número de crianças”, comemora.
 Segundo o secretário, neste último ano, a Seduc realizou concurso público para contratação de profissionais para a área de Educação. São professores, inspetores de alunos e secretários de escola deverão ser chamados em 2011 para ocupar os cargos vagos e garantir o atendimento de qualidade nas escolas.

(Fonte: PMC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário