sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Orquestra de Frevo e Grupo Maracata no Festival “Cubatão Danado de bom”

 O Festival de Cultura Nordestina “Cubatão Danado de bom” teve início nesta quinta-feira (4/11) e vai até domingo (7/11). O evento oferece mais de 25 horas de apresentações musicais ressaltando as raízes nordestinas. Os mais diferentes ritmos como o forró, maracatu, baião, vão embalar as tardes e noites das mais de 100 mil pessoas que devem passar pelo Kartódromo Municipal. Juntando os galhos dessa mesma árvore, o Festival vai reunir artistas de diferentes estados daquela região do país, tornando Cubatão a cidade mais nordestina fora do Nordeste.
 Um dos destaques é a Orquestra de Frevo “Pífanos de Caruaru” que se apresenta no dia 6/11 às 19h30, no Palco Secundário do Festival. Com um estilo inconfundível, essa Orquestra diferente mostra toda a exuberência, energia e orgulho dos pernambucanos através do Frevo, a melhor expressão de alegria deste povo. O grupo teve início em 1924, através de um caboclo chamado Manoel Clarindo Biano, casado com Dona Maria Pastora da Conceição. Ela herdou do pai quatro instrumentos musicais: um bombo, um prato e dois pífanos de taboca, instrumentos que parece uma flauta transversal, mas com timbre intenso. O pífano é um instrumento tradicional no Nordeste, sendo tocado geralmente por pessoas simples que transmitem essa cultura pela tradição oral, tanto a confecção quanto o repertório, que em geral dispensa partitura, sendo tocado de ouvido. E foi assim, com a junção de vários desses instrumentos que se originou a Orquestra de Pífanos e boa parte da alegria dessa gente.
 O repertório é recheado do folclore nordestino, abarcando, também, canções de autoria própria e temas mais recentes como “Feira de Mangaio” (Sivuca e Glorinha Gadelha). O Grupo ficou famoso nos anos de 1970, se apresentando por todo o Brasil e na Suíça, influenciando com seu ritmo artistas como o Quinteto Violado, Alceu Valença. E lá se vão 80 anos de carreira, em que a banda continua se apresentando Brasil afora e encantando por onde passa.
 Grupo de Maracatu “Caracaxá” – o Maracatu Nação de Baque Virado, ritmo tradicional pernambucano, é o elemento trabalhado por este Grupo que embala o público com as irresistíveis “Toadas” das Nações e também “Toadas” compostas por seus próprios integrantes. As toadas são as músicas performatizadas pelos grupos de maracatu, dando um ar original a cada canção, ainda que a base do “batuque” seja a mesma. Une um pouco de tudo: folclore, tambores africanos e muita criatividade. O Grupo de apresenta dia 5/11 às 19h30.
 A Companhia Caracaxá foi criada há sete anos e é fruto de um intenso processo de estudos sobre a prática do Maracatu de Baque Virado, com a viagem de diversos integrantes para a cidade de Recife. É composta, em grande parte, por músicos que foram e são de grupos de percussão e outras companhias tradicionais de São Paulo, tais como Grupo Batuntã, Cia de Artes do Baque Bolado, Companhia Cênica Nau de Ícaros, Maracatu Bloco de Pedra e outros trabalhos musicais. O Maracatu, herança dos africanos exilados pela escravidão, criou raízes de alegria e beleza no Brasil, se tornando para todo o povo nordestino, uma das bem sucedidas aventuras musicais. 
 Quadrilha matuta – muita gente não sabe, mas aqui ao lado de Cubatão, na cidade de São Vicente, há uma quadrilha matuta que viaja o país levando divulgando o folclore nordestino, a “Quadrilha da Tia Valdelice. Com um história bastante peculiar, esse Grupo Folclórico de Dança Junina foi criado nos anos 80, quando um grupo de jovens decidiu organizar um arraial na rua em que moravam, nascendo ali uma Quadrilha Junina. O nome foi uma homenagem à senhora que emprestou a sua própria casa para os primeiros ensaios da Companhia, a “tia Valdelice”. Levando um estilo todo colorido e alegre, a Quadrilha representa com fidelidade os tradicionais grupos de dança de São João, que existem aos montes nas cidades do interior nordestinas.
 Está apenas começando... – o Festival de Cultura Nordestina é primeiro grande produto turístico de Cubatão. Nos quatro dias de evento que vai de 4 a 7/11, mais de 100 mil pessoas devem passar pelo Kartódromo Municipal. Artistas nordestinos com destaque no cenário nacional como Banda Calypso, Elba Ramalho, Alceu Valença e Banda Cheiro de Amor vão agitar as noites. Hoje, os portões serão abertos a partir das 18h, já no sábado e domingo, o público terá acesso ao local a partir do meio-dia e poderá acompanhar apresentações artísticas e aproveitar os pratos típicos nos restaurantes e lanchonetes nordestinos. Os ingressos ainda estão disponíveis a preços populares  (R$ 5,00). Estudantes, idosos e moradores de Cubatão que adquirem o convite nos pontos de venda no município pagam meia-entrada. O evento é organizado pela Prefeitura de Cubatão e empresa ABPA e conta com o apoio da Usiminas e Ypióca.

(Fonte: PMC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário