quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Salas climatizadas são a novidade na volta às aulas

 
Ao iniciarem as aulas nesta quinta-feira, dia 10, os alunos da UME João Ramalho tiveram uma grata surpresa. Após passar por um ano de reformas, a escola ganhou aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula e está praticamente pronta. Com a classe climatizada os alunos e professores não estão sofrendo com a onda de calor que atinge a região neste início de fevereiro.
“A novidade agradou a todos, alunos e professores. Com uma condição de conforto, a concentração e o interesse dos alunos é maior e isso resulta num melhor aproveitamento das aulas”, explica a diretora da escola, Regina Selma Gaia Martins. Segundo ela, a escola ficou linda após a reforma. “Valeu todo o sacrifício do ano passado”, garante.
A UME João Ramalho foi uma das primeiras escolas a passar por reformas e já está praticamente pronta. “Só faltam alguns ajustes em algumas maçanetas”, explica Selma Gaia. A escola ganhou elevador hidráulico, que está sendo instalado para garantir o acesso de alunos com deficiência às salas de aula do segundo pavimento do prédio.
Climatização – Além da UME João Ramalho, os aparelhos de ar-condicionado estão sendo entregues e instalados nas UMEs Martim Afonso, Alagoas, Bernardo Lorena, Padre Manoel da Nóbrega, Tocantins, Ulysses Guimarães, Elza Silva dos Santos, Sofia Zarzur e Padre José de Anchieta. “Estas escolas estão sendo climatizadas porque já passaram por reformas na rede elétrica, fator determinante para a instalação dos aparelhos”, explica o secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio. Segundo ele, até o final do mês todas essas unidades escolares já terão as salas de aula climatizadas.
Primeiro dia – No primeiro dia de aulas deste ano letivo, o secretário Fábio Inácio visitou seis unidades escolares ao lado do secretário de Obras, Silvano Lacerda. A visita teve o intuito de fiscalizar as obras e verificar   pendências. “Praticamente tudo foi concluído de acordo com o previsto. Restam apenas a instalação de elevadores e pequenos reparos, além da colocação dos aparelhos de ar-condicionado”, explica Fábio.
Entre as escolas visitadas estavam a UME Jayme João Olcese que passou a ser administrada pela Secretaria Municipal de Educação a partir de janeiro de 2011. A unidade funciona com classes do Ciclo de Alfabetização, depois de receber pintura nova no mês passado. Para os próximos meses está prevista a reforma da escola para se adequar às características das unidades municipais de ensino.
Vale Verde -  Os secretários visitaram ainda a UME Mário de Oliveira Moreira, no Vale Verde, que está sendo ampliada para atender a demanda do bairro. Três novas salas de aula foram construídas na unidade. “Apesar das aulas já terem iniciado nestas novas salas, faltam algumas finalizações na obra, que serão providenciadas até o fim da próxima semana”, explica Fábio Inácio. Segundo ele, no final de semana as salas receberão piso frio e nos próximos dias serão colocados aparelhos de ar-condicionado e gesso no forro do teto.
Novos professores – Para garantir o pleno funcionamento das escolas a Seduc vai atribuir aulas aos novos professores que estão sendo contratados por meio de concurso público nesta sexta-feira, dia 11. “Na segunda-feira, eles já estarão na sala de aula de suas escolas”, garantiu o secretário.

(Fonte: PMC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário