quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Professores de Cubatão participam de palestra sobre o combate à catapora


 Como medida de enfrentamento à catapora, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra para o corpo docente (diretores) das creches e das escolas de Educação Infantil na última quarta-feira, 27, no mini-auditório do Paço Municipal. “É importante informar os professores para que saibam como prevenir os alunos diante de algum surto”, afirma a responsável pelo Serviço de Vigilância Epidemológica (SVE) Ana Cristina Queiroz Alegre.
 O momento é oportuno, já que é no segundo semestre o período em que há mais casos de catapora. Durante a palestra, Ana Cristina e sua colega de trabalho, Milena Schlchting, abordaram sobre o assunto de forma ampla: definição da doença, contágio, prevenção e vacinação.
 Também conhecida como varicela, a catapora é um doença contagiosa que afeta, principalmente, crianças de até cinco anos de idade – essa faixa etária corresponde a 50% dos casos segundo o SVE. A doença pode ser transmitida através da saliva, tosse, espirro ou do contato direto. Portanto, é importante a prevenção: prezar pela higiene pessoal e por ambientes arejados e abertos, para dificultar o possível contágio.
 Manchas avermelhadas ou bolhas purulentas na pele são sintomas da varicela. As pessoas infectadas precisam procurar o atendimento hospitalar. É necessário que ao ser diagnotiscado o caso, que os pais do paciente ou a instituição escolar informe o SVE pelo telefone: (13) 3362-6923, 3362-6925 ou 3362-6927.

(Fonte: PMC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário