quinta-feira, 26 de maio de 2011

PM vai distribuir cartilhas com dicas para clientes de bancos em SP

Há orientações como não conversar com estranhos e evitar grandes saques. Rondas também serão feitas para combater roubos e golpes.

A Polícia Militar começou a reforçar a segurança dentro e fora das agências bancárias em São Paulo. Esse é o resultado de um acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para combater roubos e golpes contra os clientes. Além disso, a partir de segunda-feira (30), os PMs entregarão cartilhas nas quais estão alguns cuidados que os clientes devem tomar.
Os golpes dentro dos bancos e os ataques a clientes fora deles fizeram a Polícia Militar mudar a estratégia das rondas. A partir de agora, os policiais farão visitas frequentes às agências para orientar clientes e funcionários.
A polícia começou a visitar as agências mais visadas da capital. Os gerentes assinam um documento comprovando que os PMs passaram pelo lugar.
 “Começamos na Grande São Paulo. Deu muito bom resultado. Cerca de 80% desses crimes de saidinha de banco diminuíram. Agora, veio para a capital. Depois, vamos para o interior do estado, contra esse crime de saidinha de banco”, diz o coronel Álvaro Camilo, comandante da PM.
Nas cartilhas que serão distribuídas pela corporação estão orientações como não conversar com pessoas estranhas no banco, evitar fazer grandes saques, durante noite usar apenas caixas eletrônicos que fiquem em locais iluminados e com circulação de pessoas e, ao sair do banco, caso necessário, pedir a ajuda de um segurança ou de um policial militar.
 O sindicato dos bancários criticou a medida. “Pedimos um parecer do Ministério da Justiça a respeito dessa articulação entre a Febraban e o comando da Polícia Militar, se esta ação tem legalidade. No nosso ponto de vista, não tem", diz Juvândia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários.
 Representantes da Polícia Militar também farão palestras sobre segurança para os gerentes de bancos.

(Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário