segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

China estabelece novas regras para a TV local

Governo chinês cria uma lista de novas exigências para as emissoras do país

Perturbado com o conteúdo de alguns programas de TV, o governo chinês estabeleceu novas regras para a programação local. Sob as novas exigências, cada emissora só pode exibir dois programas de entretenimento por semana durante o horário nobre.
A definição abrange programas de competição, namoro e talk shows com celebridades, que têm gerado enorme audiência no país. Além da regra por canal, o novo regulamento estabelece que somente nove programas deste tipo podem ser exibidos nacionalmente a cada noite.
O mercado chinês é formado por 1,2 bilhão de espectadores e mais de três mil canais de TV, o que totaliza cerca de 126 programas afetados pela nova regulamentação. Caso as emissoras não cortem sua própria programação, um grupo estabelecido pelo governo vai decidir quais programas permanecerão no ar.
Além de afetar a programação existente, a nova regulamentação chinesa estabelece que ideias para novos programas terão de ser previamente aprovadas. As emissoras também têm de aumentar o conteúdo de notícias e exibir pelo menos um programa semanal que promova os "valores e as virtudes tradicionais" do país.
Um dos principais alvos da nova regulamentação é o programa Fei Cheng Wu Rao, em que 24 mulheres interrogam um candidato a namorado. Ano passado a direção do programa foi chamada para uma reunião com as autoridades e recebeu ordens para cortar a humilhação dos candidatos e o "foco nos bens materiais". Para evitar o cancelamento, a produção substituiu os participantes por pessoas mais velhas e o salário dos candidatos a namorado deixou de ser mencionado, além de ter retirado os primeiros episódios do programa da Internet.
Outro regulamento que passa a valer a partir de janeiro também proíbe as emissoras de exibir comerciais durante os programas de drama. Em 2011, o governo chinês já havia proibido programas com personagens que viajem no tempo, além de enredos envolvendo reencarnação, temas místicos, teorias bizarras ou supersticiosas.

(Fonte: Omelete)

Nenhum comentário:

Postar um comentário