quinta-feira, 16 de junho de 2011

Escolas de Cubatão começam a aplicar pesquisa sobre bullying

Sem ser identificados, 50% dos estudantes do 2º ao 9º ano serão entrevistados nas escolas municipais de 17 a 22 de junho

Dando prosseguimento à pesquisa para identificar se há prática de bullying entre os estudantes do 2º ao 9º ano nas escolas municipais, os orientadores educacionais da rede vão aplicar a partir desta sexta-feira [17], questionário elaborado pelo Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC), da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Até a próxima quarta-feira [22], 50% dos alunos deverão ter participado da pesquisa.
Segundo a coordenadora do CAPFC, Roberta Bruno Couto, o objetivo da pesquisa não é comparar escolas e nem expor os estudantes, mas mapear as dificuldades encontradas nas unidades de ensino pelos envolvidos: “Queremos buscar caminhos para lidar com as diversidades para o estabelecimento de currículos que previnam esse tipo de comportamento e ainda criar ações para a construção de uma escola mais acolhedora”.
Ao todo, 10 escolas de Ensino Fundamental participarão da pesquisa, cujas questões serão respondidas sem a identificação dos alunos para que os resultados sejam os mais próximos da realidade. “A partir do dia 4 de julho, as escolas deverão apresentar a tabulação dos dados coletados e no final do mês de julho o CAPFC deve apresentar o resultado final da pesquisa, respeitando-se os nomes das escolas para evitarmos comparações”, explica Roberta.
Educar para a Paz – A pesquisa teve início a partir do Projeto Educar para a Paz, formação desenvolvida este ano pelo CAPFC voltada aos orientadores educacionais e diretores das escolas municipais. O objetivo da formação é oferecer subsídios teóricos e práticos para a discussão e elaboração de práticas educativas que serão inseridas no projeto político pedagógico das unidades de ensino.

[Fonte: PMC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário